Canal do CEMUC

Oficina de Percussão





.:: TEMA: Práticas Percussivas – Fazer musical e criativo.

Práticas percussivas em contexto coletivo. A cultura percussiva brasileira. Concepções e aplicações de técnica instrumental. Leitura e escrita para percussão (‘Time Line’ e partitura tradicional). Vivência prática dos ritmos (afros, samba, maracatu, baião, carimbó e etc.) através do corpo (canto e dança) e da percussão. Criação musical percussiva e sua execução em formato de produção artística.

A oficina possui como objetivo desenvolver um trabalho de percussão em contexto coletivo através da compreensão da cultura percussiva brasileira e sua execução instrumental em um fazer musical e criativo. Desta forma, será discutido sobre a cultura percussiva brasileira nos seus diversos contextos de região e manifestações populares. A execução rítmica abordará sobre as formas de manuseio, afinação, postura e técnica instrumental, contemplando também as possibilidades de leitura e escrita para percussão através do “Time Line” e da partitura tradicional. Na parte prática será proporcionada a vivência dos ritmos brasileiros, em destaque, o baião, samba e maracatu, direcionando assim para a construção artística através de uma prática criativa.

.:: CONVIDADA: Catherine Furtado.
.:: DATA: 12 e 13 de Outubro de 2013
.:: LOCAL: a definir.
.:: HORÁRIO: a definir.

CATHERINE FURTADO

Professora do Curso de Música da UFC – Campus Fortaleza. Mestrado em Educação Brasileira – UFC (2013). Graduação em Música – Lic. – UFC (2010). Graduação em Turismo e Técnico em Música – pelo IFCE (2007). Baterista e percussionista. Regente do Grupo de Música Percussiva Casa Caiada – UFC. Tem experiência na área de educação musical e etnomusicologia, atuando como professora e musicista, com ênfase em Práticas Percussivas Colaborativas (coletivo).
Oficina de Percussão Oficina de Percussão Reviewed by CEMUC on setembro 02, 2014 Rating: 5

Nenhum comentário:

teste